Publicado por: jessica grant | 13/05/2010

Doação

Doar o cabelo para fazerem perucas para pessoas com câncer em tratamento de quimioterapia foi uma das coisas que cogitei. A complicação foi achar algum lugar que fosse simples, rápido e prático. Costuma ser mais fácil quando tem campanha…

Mas, imagine só, doar o cabelo para tirar o petróleo do mar? Esta é uma ideia passada pra mim por minha amiga de Letras Giovanna, tão vegetariana e mais ecologista que eu. Para quem duvida, confere aqui a matéria publicada no site da Super Interessante:

Cabelos e pêlos de animais são a nova solução encontrada pela ONG Matter of Trust, sediada em São Francisco (Califórnia), para conter o óleo que tem chegado às praias do Golfo do México desde o dia 22 de abril, após o afundamento da plataforma de petróleo Deepsater Horizon, da British Petroleum. Uma semana depois, a Guarda Costeira dos Estados Unidos calculava o vazamento de cerca de 5 mil barris de petróleo por dia.

A Matter of Trust explica que os cabelos são muito eficientes na absorção de óleos, inclusive de petróleo. Por isso, eles estabeleceram parcerias com fazendeiros e cabeleireiros de todo o mundo para conseguir reunir quantidade suficiente de fibras naturais e limpar as praias. Até agora, cerca de 370.000 salões de beleza estão coletando cabelos para a campanha e mais de 200 toneladas de fios chegam à sede da ONG diariamente.

Colocados em meias de náilon, por voluntários, como na foto acima, os cabelos serão deixados na areia das praias.

Para fazer uma doação, preencha o formulário* no site da Matter of Trust. Depois, coloque seus cabelos – de qualquer tipo, desde que sejam da cabeça – em um saco de lixo e armazene em uma caixa. É importante doar cabelos limpos, ou sua capacidade de absorção de óleo já será reduzida. A ONG também aceita pêlos de animais, mas alerta que não seja enviado lixo junto ao material, afinal voluntários vão manusear os fios. Eles também aceitam doação de meias compridas de náilon, em caixas separadas.

Anúncios

Responses

  1. Get bald and save the planet!

  2. oi! dei uma lida no seu blog, achei ele através dos vitroleiros… mto bacana a sua iniciativa, de narrar as experiências de uma mudança radical. Fiz o mesmo (raspar a cabeça dps de ter longas madeixas a vida toda) a uns 8 anos atrás. Sempre tive vontade de sentir essa “liberdade capilar”, sem me preocupar com penteados, produtos e etc. Mantive o vício de raspar por um ano mais ou menos, dps deixei crescer, um pouquinho, pois depois de raspar nunca mais tive coragem de manter longas madeixas. A sensação de passar a mão no cabelo bem curtinho é deliciosa! Mas hoje em dia engordei um bocado e ficaria mega estranho! Mas arrase, adorei os coments e ouvi mta coisa dos outros como vc ouviu! O q importa é o teu sentimento! beijo!

  3. entrei no site tantas vezes, tinha dreads e queria tirar, me inspirei, e ontem raspei a careca haha. adorei o blog, acho ótimo.

    • abri um sorrisão. raspar o cabelo fez um bem danado pra mim, quero que faça pra todas as mulheres, inclusive você, Sophie, aposto que ficou linda! 🙂

  4. Compartilho da mesma opinião que você, passei por uma experiência parecida. Não raspando mas cortando um cabelo que era no meio das costas, pra antes do pescoço. Estilo Halle berry na época da mulher gato. E minha vida também mudou. Passei a sentir o vento batendo na minha nuca e a sensação de liberdade. Foi como se eu pairasse no ar. Depois disso passei também a adotar habitos saudáveis. adorei! E não acho que você exagerou nem um pingo no que disse. Só quem passa sabe, parabens pela iniciativa. E você ficou linda! não liga po preconceito dos ignorantes dessa sensação inexplicável.

  5. me ajuda a ter coragem?
    to louca pra raspar…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: