Publicado por: jessica grant | 13/04/2010

Pra cabeça

Sempre fui fã de chapéus. Tenho quase quinze lá em casa, todos comprados há pelos menos dois anos, visto que desde então caiu a ficha de que, mais que aquilo, era desnecessário.

No Brasil não é muito comum, mas acho que quem gosta deve aproveitar o inverno para usar, ter o frio como desculpa. Mas, com cabelo curto ou raspado, a desculpa vira verdadeira… Além de compor um visual divertido e irreverente com as roupas, chapéus e alguns tipos de boinas também esquentam a cabeça. E, para quem não sabe, esquentar o topo do corpo é essencial para manter o resto também quentinho.

Chapéus

O bom dos chapéus é que são clássicos e existem para todos os tipos de cabeças, todos os formatos de rostos e todos os gostos. O complicado deles quando se tem cabelo curto, é que podem parecer muito grandes e desproporcionais, que é o que eu sinto com os que tenho. A dica é focar nos modelos fechados, para esquentar mais, e menores, para não dar este efeito. No Brasil existe a marca/loja Pralana. Além de modelos que não gosto, desses meio sertanejo (“American”, como eles chamam), a marca possui outros que valem a pena. Recomendo as boinas e bonés, os chapéus Copa e alguns dos modelos Donna. Estes são os nomes usados pela própria marca. Usando os nomes conhecidos, eu recomendo Boinas, Fedora, Cloche, justinho ou maior, e Trilby.

A Fedora[modelo legal no link!] é o mais urbano, alguns deles com aba dobrada ficam super divertidos. Mais feminino e numa versão larga, o chapéu Cloche[modelo legal no link!] é bonito, mas quando vem em modelos maiores é melhor usar de dia.

Eu tenho alguns deste Cloche larguinhos, mas ficam feios com o cabelo curto, diminuindo muito o tamanho da cabeça. Dependendo do tamanho da aba do Fedora isso também pode acontecer, como ocorre com o meu fedora preto. Tão triste, porque ele é super feminino e tem até renda!

Em cima: chapéu preto fedora com a aba grande não funciona sem cabelo, o mesmo vale para o cloche branco, até com a aba dobrada. Em baixo: um mais simples faz a graça dos dias frios, um chocle cinza com aba semi-dobrada também é bom e a fedora menor bege fica "no ponto".

Boinas

A graça das boinas com o cabelo curto ou raspado é que elas são menores, então não ficam desproporcionais. Também são mais justinhas e esquentam mais. Na minha opinião, boinas e bonés femininos são mais fáceis de combinar com as roupas, até porque o público brasileiro parece mais acostumado com eles. Tanto as boinas com aba, muitas vezes chamadas já de bonés, quanto as sem aba (tem aquelas francesinhas fofas, sabe?) são válidas. Boinas mais para o frio, são feitas com lã e super caseiras. Atrevo a dizer que dão um toque “folk”, hehe. Com os chapéus, é sempre melhor compor um visual mais discreto, pra não sobrecarregar, mas com as boinas dá pra exagerar um pouquinho no look, como com cores mais fortes, vestidos mais curtos, ou até um sapato mais, digamos, marcante.

Em cima: boné verde militar fica legal, mas pesado para cabelo curto, muito masculino; boina de lã rosa fica super fofa (e quentinha!). Em baixo: boina com aba marrom dá um ar de maquinista, divertida e bonita; boina preta e branca também esquenta bastante e esta é a mais fácil de combinar com as roupas.

Casquetes e arquinhos

Casquetes, que já tão em moda faz um tempinho, é um pequeno chapéu colocado de ladinho. Os modernos se tornaram arquinhos com um enfeite um pouco maior, algumas penas, alguns desenhos que se destacam no meio da cabeça. O blog Petiscos uma vez explicou a diferença entre os casquetes e os voilettes, que são aqueles que têm a redinha.

Com o cabelo curto, fica mais que divertido. Não esquenta em nada, então se este é seu objetivo, pode esquecer. São somente para enfeitar o look e… bom, só pra isso. Tem aqueles que são mais chapéuzinhos mesmo, e aqueles que parecem mais enfeites, como tem na Gotlib Vintage e na Quero um de cada, respectivamente. A Accessorize costuma ter um monte, também achei alguns na Flor de Cris.

Algumas tiaras e os arquinhos evoluíram dos casquetes menores, e viraram um enfeite solto na cabeça. As de florzinha estão pra tudo quanto é lado. Headbands fininhos, aqueles que ficam reto na cabeça, com flores também são legais para os cabelos curtos, porque criam uma graça a mais.

Uma headband com florzinha dourada é perfeita pra sair à noite, e o arquinho com flor, uma "evolução" das casquetes, fica bonito e pode ser usado com roupas mais leves e femininas.

Com tanta opção para esquentar e enfeitar a cabeça, não tem mais desculpa pra falar que cabelo raspado não tem graça. Mesmo já crescidinho, como vocês já devem ter reparado que ele está, parece todo dia a mesma coisa e eu faço questão de usar o meu guarda-roupa-de-cabeça (=P) pra animar a rotina. Se não, já pensou ficar todo dia assim:

Anúncios

Responses

  1. Jéssica,

    Eu tenho uma flôr igual a esta com o elástico e os fiozinhos pendurados. Adoro!!!
    Só tirei os fiozinhos pendurados, porque achei que fiquei muito com cara de melindrosa.
    Também tenho uma infinidade de tiaras com flôres. Deixam super femininas.

    Bjks

    Carla

  2. A-D-O-R-E-I!!

    raspei pela segunda vez (a primeira foi no trote) uma semana depois de vc (tava no ombro)…

    como vc disse, todos dando opinioes, contra ou a favor (“seu louco!!” “cabelo lindo e loiro, pq vc fez isso??”).

    a resposta eh: pq eu quiz, pq eu CANSEI de cabelo comprido!

    bem, era isso!

    bjooo, tudo de bom, foi mto bom “encontrar” vc novamente!!! a um tempo atraz eu procurei seu telefone mas nao axei…

    fuii

  3. Legal a idéia. A mudança é sempre importante, nos mantém “acordados”. Parabéns pela coragem.

  4. É isso aí, sem medo de ser feliz. Parabéns! 🙂

  5. Gostei, inovador e ficou linda XD

  6. amei os enfeite q podem ser colocado no cabelo curto ,tenho cabelo curtinho desde meus 16 anos ,hoje 24 vou usar esses acessórios bjos…gostei muito

  7. Oii to de cabeça raspada tirei um tumor do cerebro e tive a raspa adorei as tiaras vou aderi porq to com uma baixa estima vou ver se me agrada bjuss

  8. Também sou carequinha! 🙂

  9. huum…chapéu não dá muito certo para quem tem cabelo curto em form ade tufo( cheio) que nem o meu….ele sai toda hora e fico parecendo aqueles trqnbiqueiros da era vitoriana XD! ou senão o Willy Wonka o.o”….po,em vc ficou mais legal…

  10. Ó, eu não me importaria de ficar todos os dias assim não, viu? Você é linda, moça!

  11. […] garota também fala da inveja: cara, como isto é verdade! E de chapéus. E de como as pessoas te acham mais “interessante”. Eu, do meu lado, acho que isso é […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: